Ser transparente, acompanhar as tendências do mercado e as mudanças no comportamento de consumo, utilizar a tecnologia na comunicação com seu público e fortalecer sua marca por meio do compartilhamento de conhecimento. É isso que você precisa fazer se quiser estreitar o relacionamento com o cliente no mercado de engenharia.
Interessado em saber mais sobre esse assunto e descobrir como fazer tudo isso, na prática?
Siga a leitura deste artigo!
Ele é o primeiro de uma série de dois artigos que mostram como as tendências de consumo têm impactado o relacionamento entre empresas do mercado de engenharia e construção civil e seus clientes. O objetivo é ajudá-lo a entender como atender às expectativas dos consumidores atuais.
Vamos lá?
3 maneiras de fortalecer o relacionamento com o cliente no mercado de engenharia
O cliente da atualidade tem algumas características marcantes:
– O que ele valoriza acima de tudo é a experiência que uma empresa proporciona.
– Ele é muito bem informado não só em relação aos serviços e produtos, mas também no que diz respeito às empresas.
– Busca se relacionar com marcas que acreditam nos mesmos valores que ele.
– Gosta das facilidades, da rapidez e da conveniência que a tecnologia proporciona.
– Exige uma comunicação rápida (se for em tempo real, melhor ainda) e direta por parte das empresas.
Para atender às expectativas desse novo consumidor e fortalecer o relacionamento com seus públicos, empresas do mercado de engenharia e construção devem adotar as seguintes estratégias:
1 – Ser transparente
O relatório 2018 Edelman Trust Barometer mostra que, globalmente, estamos vivendo uma crise de confiança nas instituições. As pessoas estão confiando cada vez menos nas empresas, no governo e na mídia.
Ao mesmo tempo, um levantamento feito pela Trendwatching indica que uma das grandes mudanças no comportamento do consumidor atual é a demanda por mais transparência das marcas. O tempo todo os clientes estão observando os valores, as ações e os relacionamentos das empresas, e tomando decisões de compra baseando-se no que podem observar.
Além disso, o estudo da Trendwatching aponta que quando a empresa não é transparente em relação aos seus processos e à sua missão, os consumidores veem isso como algo negativo.
Portanto, a transparência é um fator crucial para conquistar a confiança do consumidor da atualidade.
No mercado de engenharia e construção civil, isso não diz respeito somente à clareza dos processos relacionados ao projeto do cliente em si, mas também à organização como um todo.
Antes de decidir fazer negócio com uma empresa, o cliente quer saber se ela defende os mesmos valores que ele, se trata bem seus funcionários, se os processos são justos e sustentáveis e até se a organização está envolvida com alguma outra corporação com a qual ele tem problemas.
Para pensar:
– De que forma seus clientes podem conhecer melhor a sua empresa atualmente?
– Como você poderia melhorar essa comunicação?
– Quais são os valores e a imagem que a sua organização está comunicando ao seu público?
– O que é possível fazer para passar uma imagem mais alinhada à realidade do seu negócio?
2 – Usar a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode trazer à comunicação com o cliente mais conveniência, rapidez e precisão – três questões cruciais para os consumidores da era digital. Por isso, sempre que possível, as empresas do mercado de engenharia e construção civil devem utilizar as vantagens das ferramentas tecnológicas para fortalecer o relacionamento com o cliente.
Algumas ideias nesse sentido:
O BIM pode ser útil na comunicação com o cliente, dando mais previsibilidade ao projeto, ajudando a indicar com mais precisão as datas de entrega das obras.
Leia também: O que é BIM e como este conceito está revolucionando a engenharia
A impressão 3D pode fazer com que o cliente visualize com mais detalhes protótipos de peças e componentes que serão aplicados no projeto, e até a obra como um todo.
Leia também: Impressão 3D na construção civil: cenário atual e perspectivas de futuro
Vídeos captados por drones e disponibilizados em plataformas online podem oferecer ao cliente um panorama da evolução do projeto em tempo real, fazendo ele se sentir no campo de obra.
Leia também: Drones na construção civil: uma (r)evolução em andamento
Da mesma forma, tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual mostram ao cliente uma visão acurada da obra e do projeto onde quer que ele esteja, tornando o processo mais transparente.
Leia também: As principais tendências do mercado de engenharia e construção
Para pensar:
– Quais são as tecnologias que sua empresa já utiliza nos processos operacionais e de gestão que também podem ser úteis no relacionamento com os clientes?
– Softwares de gestão, por exemplo, podem fornecer informações mais detalhadas e precisas do projeto, ajudando o cliente a se manter informado.
3 – Compartilhar conhecimento e informações
O estudo Global Consumer Trends for 2018, desenvolvido pela Euromonitor, aponta que uma das principais características no perfil do consumidor atual é que ele atua como uma espécie de detetive no processo de compra. Ou seja, antes de tomar qualquer decisão, ele investiga o máximo possível sobre as empresas e seus processos, produtos e serviços.
A melhor maneira para atender essa expectativa dos clientes atuais no mercado de engenharia e construção civil é fornecendo todas as informações que eles já buscam em suas “investigações”.
Compartilhar conhecimento é uma ótima forma de tornar isso possível.
Na prática, isso significa fornecer conteúdo qualificado sobre a empresa e sobre o mercado, ajudando os clientes em sua tomada de decisão.
Para isso, você pode utilizar seus canais oficiais – site, perfis nas redes sociais, newsletters enviadas por e-mail etc. – para publicar conteúdos sobre:
– Diferenciais da empresa. Dessa forma, você ajudará o cliente a conhecer melhor a organização.
– Dúvidas mais comuns dos clientes na hora de comprar ou construir uma moradia.
– Principais tendências do seu mercado e como a empresa tem acompanhado essas movimentações.
– Tecnologias utilizadas em seus projetos.
Essa estratégia vai ajudar a posicionar sua marca como uma referência no mercado, aumentando a credibilidade da sua organização e fortalecendo a confiança do consumidor em sua empresa.
Para pensar:
– Utilize o conhecimento dos seus funcionários para criar conteúdos sobre o seu negócio e o seu mercado.
– Uma maneira de mapear temas relevantes é fazendo uma reunião mensal com a equipe e reunindo ideias e indicações de dúvidas dos clientes que podem gerar pautas.
Recapitulando
Para estarem alinhadas às expectativas dos consumidores atuais e fortalecerem o relacionamento com seus clientes, empresas do mercado de engenharia e construção civil devem:
– Ser mais transparentes em relação aos processos utilizados e à gestão da empresa como um todo.
– Utilizar a tecnologia para dar mais agilidade, eficiência e dinamismo à comunicação e ao relacionamento com seus públicos.
– Compartilhar conhecimento e informações relevantes para os clientes.
Mas não é só isso!
Ainda há muito a ser falado em relação às tendências de consumo que têm impactado a relação entre empresas do mercado imobiliário e de construção civil e seus clientes. Por isso mesmo,neste artigo (que é a continuação do que você acaba de ler) falamos sobre:
– A importância de conhecer bem os clientes.
– Como fazer o cliente ser parte da gestão.
– A necessidade de acompanhar as mudanças do mercado e do consumidor.
Até lá!
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