fbpx

Celere

O impacto da tecnologia 5G na construção civil

O impacto da tecnologia 5G na construção civil

Entenda como a rede 5G na construção civil pode trazer mais eficiência e agilidade para o desenvolvimento de projetos e contribuir com a gestão de obras 

Já falamos aqui no blog da CELERE sobre como o avanço da tecnologia móvel impulsionou transformações muito importantes no mercado de engenharia e construção

A verdade é que o mobile revolucionou a forma como projetos são desenvolvidos, trazendo mais eficiência e agilidade para a gestão de obras. Agora, a tecnologia 5G chega para fortalecer e incrementar todas as vantagens trazidas pelo mobile, potencializando o poder de alcance e de conexão dos dispositivos e aplicativos móveis em nosso mercado.

Tudo isso, é claro, merece uma análise atenta. É o que propomos hoje. Acompanhe!

O que é a tecnologia 5G e quais são suas vantagens

5G é a quinta geração das redes móveis, que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, para ser a sucessora da rede 4G.

Evolução das gerações móveis

Evolução das gerações móveis
Imagem: Portal 5G

A rede 5G promete trazer velocidades de conexão e download de dados mais elevadas. Segundo informações da União Internacional das Comunicações (UIT), com a rede 5G a velocidade pode atingir 20 Gbps no download e 10 Gbps no upload. Isso permitirá um desempenho melhor e experiência de utilização das aplicações de banda larga móvel já existentes para trabalhar ou jogar remotamente, por exemplo, ou em outras aplicações para novas áreas – como é o caso dos vídeos 3D.

Além disso, as redes 5G irão assegurar a ligação em rede entre milhões de dispositivos de natureza diversa, originando a massificação da comunicação entre máquinas sem intervenção humana. Esse, aliás, será o ponto de partida para criar cidades digitais, casas inteligentes, mobilidade autônoma ou redes avançadas de energia.

Por fim, com o 5G, a conectividade será mais permanente e confiável – consequentemente, haverá menos atrasos na comunicação. Essa funcionalidade beneficiará aplicações como a cirurgia médica remota, segurança, transportes, carros autônomos, controle sem fios de processos industriais, entre outros.

Evolução da tecnologia
Imagem: Portal 5G

As redes 5G ainda estão sendo implementadas globalmente.

No Brasil, a cidade a estrear a tecnologia foi Brasília (DF), em julho deste ano. No fim de julho, João Pessoa (PB), Porto Alegre, (RS) e Belo Horizonte (MG) também passaram a contar com rede 5G. Até o fim de setembro as demais capitais brasileiras deverão ter o sinal de 5G ligado.

Segundo o relatório The Mobile Economy 2020, da GSMA, o 4G ainda deverá ser a geração móvel com mais conexões (56%) em 2025. Neste ano, prevê-se que a rede 5G seja responsável por 20% das conexões mobile.

Leia também: 5 tendências na construção civil impulsionadas pela pandemia de Covid-19 e como se preparar para elas 

As redes 5G e o avanço tecnológico da construção civil

A implementação da rede 5G deve condicionar o avanço de outras tecnologias-chave para a evolução do mercado de construção civil. Estamos falando de tecnologias como, por exemplo:

Todos esses sistemas dependem fortemente de uma conexão estável e ágil. Quanto melhor a conexão móvel, maior é o potencial dessas tecnologias trazerem mais eficiência, segurança e produtividade na construção civil.

Essas são tecnologias que têm sido cada vez mais incorporadas nos processos de engenharia e construção, e não há dúvida sobre o papel delas na transformação e no futuro deste mercado.

Com a rede 5G, devemos ter um avanço significativo na transformação digital da construção civil, acelerando a implementação de ferramentas digitais, agilizando e fomentando todas as vantagens que a tecnologia pode trazer para o desenvolvimento e gestão de obras.

Peguemos como exemplo a Internet das Coisas. Com uma conexão mais rápida e confiável entre diferentes dispositivos conectados em construções e cidades, a captação e a análise de dados sobre as edificações acontecerá de maneira muito mais ágil e efetiva.

Já no caso da realidade aumentada, com uma rede 5G, a visualização de elementos virtuais em uma obra acontecerá de forma muito mais estável, garantindo uma comunicação e uma análise de dados muito mais seguras.

Além disso, com uma conexão mais potente e mais ágil, a automação residencial se tornará ainda mais eficiente, trazendo cada vez mais vantagens por meio da captação e análise de dados em tempo real.

Leia também: Construção digital: o caminho para um mercado mais eficiente e produtivo

Os benefícios da tecnologia 5G na construção civil

Os benefícios da tecnologia 5G na construção civil
Imagem criada por rawpixel.com – www.freepik.com

Potencialização do trabalho remoto

Por ser muito mais veloz, ter ampla cobertura e conexões mais estáveis, essa tecnologia vai auxiliar os trabalhos remotos e a troca de dados e informações, que se tornam praticamente instantâneas.

Maior colaboração

As redes 5G permitem um maior número de conexões simultâneas, sem que a performance seja prejudicada. Mesmo com a expectativa de crescimento exponencial do número de dispositivos conectados, a nova tecnologia deverá suportar esta demanda sem maiores gargalos de desempenho.

Mais produtividade

A internet 5G gasta 90% menos energia, refletindo em maior duração de bateria nos dispositivos. Com isso, a produtividade das equipes tende a aumentar, já que não precisam pausar o trabalho para recarregar seus dispositivos, smartphones e tablets.

Mais dados, de forma mais rápida

A tecnologia 5G será um importante impulso para a adoção de IoT, tornando possível a interconectividade de dispositivos diversos – em um maior alcance geográfico e com maior capacidade para um maior número de dispositivos conectados. Consequentemente, isso impulsionará o uso da inteligência artificial, que demanda obtenção de dados em tempo real. 

Mais sustentabilidade

Ao ampliar a capacidade de conexão entre objetos e dispositivos, a rede 5G e a Internet das Coisas abrem novas possibilidades de soluções sustentáveis na construção civil. Dessa forma, essa tecnologia permite que as edificações possam alcançar os atributos em um prazo mais rápido e, principalmente, com mais eficiência econômica.

Por fim, todos esses impactos da tecnologia 5G na construção civil se refletem como diferenciais competitivos extremamente relevantes no mercado. A adoção dessa rede – mais ágil e potente – proporciona oportunidades de inovação de engenharia e a possibilidade de um posicionamento estratégico no mercado imobiliário.

Leia também: Como a análise de dados pode impulsionar a sustentabilidade na construção civil

A CELERE faz parte da revolução digital da construção civil!

Como uma construtech preocupada com o futuro do mercado de construção civil, a missão da CELERE é encontrar formas de proporcionar mais eficiência ao trabalho de gestores de obras, incorporadoras e construtoras. Nós acreditamos no poder da tecnologia para impulsionar a produtividade e os resultados do nosso setor.

Foi com isso em mente, aliás, que desenvolvemos o Budget Analytics e o Budget Express, ferramentas de gestão de obras que utilizam análise de dados e inteligência artificial para identificar informações estratégicas relevantes e específicas para aumentar a eficiência do orçamento da obra.

Budget Express

Esse é um orçamento preliminar, que realizamos quando ainda não há projetos complementares ou muitas definições de especificações da obra. 

O Budget Express serve como orçamento meta, com objetivo de garantir o custo de construção que foi ou será definido na análise de viabilidade. Portanto, ele obtém o ceiling price – custo máximo da obra.

Esse orçamento preliminar é desenvolvido por meio de modelos BIM e parâmetros do banco de dados criado pela CELERE.

Esse é um orçamento preliminar, que realizamos quando ainda não há projetos complementares ou muitas definições de especificações da obra. 

Budget Analytics

Esse é um orçamento executivo, que gera até 400 vezes mais dados e permite a análise de custos (curva ABC) por ambiente.

Com o Budget Analytics, é possível, por exemplo:

  • Entender a necessidade do cliente e realizar um orçamento adequado à sua realidade.
  • Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
  • Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até a troca de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
  • Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
  • Rastrear 100% dos serviços levantados e segurança da consistência orçamentária.

Com o Budget Analytics, é possível identificar e alterar custos, com uma média de redução de cerca de R$100/m2. Além da economia com custos de gestão de obra durante a execução do projeto, com todos os quantitativos detalhados, é possível também economizar com suprimentos, contratações e medição. Esse tipo de serviço gera o target price.

Construção digital não é mais coisa do futuro. É o presente batendo à nossa porta. Entre em contato com a gente e saiba como, juntos, vamos melhorar os resultados da sua empresa!

Informações: Portal 5G; Mobuss Construção; Green Building Council Brasil

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.