As certificações de sustentabilidade na construção civil – ou selos ecológicos – podem representar um grande diferencial para sua obra. Afinal, elas fortalecem a credibilidade da marca responsável pela obra, atestando a responsabilidade social e ambiental do empreendimento.
Por que certificações de sustentabilidade na construção civil são importantes
Segundo dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil é responsável globalmente por:
- 30% da geração de lixo sólido;
- 20% do consumo de água;
- 35% de toda a energia consumida.
Neste cenário, os selos ecológicos são importantes para a preservação do planeta porque estabelecem regras que ajudam a racionalizar o uso de recursos naturais e minimizar ou eliminar impactos causados pelas obras – contribuindo, assim, para proteger o meio ambiente.
Mas além dos benefícios ambientais, essas certificações também oferecem vantagens competitivas. Tais como:
1 – Conexão com clientes que defendem os mesmos valores
Uma das principais características dos consumidores da atualidade é que eles são muito bem informados – não só em relação aos serviços e produtos, como também no que diz respeito às empresas. Além disso, os consumidores buscam se relacionar com marcas que acreditam nos mesmos valores que eles.
Nesse sentido, as certificações de sustentabilidade podem ajudar a atrair clientes que querem fazer negócio com construtoras ou imobiliárias que se preocupam em gerenciar e diminuir o impacto ambiental causado pelos seus processos.
Leia também: Como fortalecer o relacionamento com o cliente no mercado de engenharia
2 – Diferenciação da marca no mercado
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e relacionadas aos principais desafios para o desenvolvimento econômico e social do planeta. Muitas dessas metas estão relacionadas aos impactos causados pelas atividades do mercado de Engenharia e Construção.
Em um estudo global, desenvolvido pela consultoria PwC:
– 71% das empresas disseram que estão planejando criar ações para se engajar nos ODS.
– 41% das organizações afirmaram que iriam integrar tais objetivos em suas estratégias de negócios.
– 90% dos participantes da pesquisa consideram importante que empresas se engajem nas metas da ONU.
– 78% disseram que estariam mais dispostos a fazer negócios com empresas engajadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Acredite: se você não se preocupar em criar ações para diminuir os impactos ambientais causados pelos seus processos, provavelmente seu concorrente irá. Uma certificação sustentável, que atesta a responsabilidade ambiental do projeto, pode ser o diferencial que fará os clientes escolherem outras empresas e não a sua!
Leia também: Como o setor de engenharia e construção pode ajudar a mudar o mundo
3 – Economia em longo prazo
Investir na aplicação de processos mais sustentáveis pode salvar não apenas recursos naturais, mas também recursos financeiros.
Ainda que algumas ações envolvam um investimento maior no momento do desenvolvimento da obra, esse olhar mais sustentável pode fazer a construtora economizar ao longo do tempo. E o cliente também!
Basta pensar em sistemas focados na preservação de água e energia, por exemplo. Processos mais sustentáveis otimizam a utilização de recursos, gerando menos desperdício e também contas menores.
Leia também: Um dos prédios mais sustentáveis do mundo e o impacto da internet das coisas na construção
As principais certificações de sustentabilidade na construção civil
A seguir, conheça os principais selos ecológicos que ajudam a proteger os recursos do planeta e a destacar sua marca no mercado e a aumentar o engajamento com seu público.
1) LEED – Leadership in Energy and Environmental Design
LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações que foi desenvolvido pelo Green Building Council. Esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicada a qualquer momento.
Os projetos que buscam a certificação LEED são analisados em oito dimensões:
- Localização e transporte;
- Espaço sustentável;
- Eficiência do uso da água;
- Energia e atmosfera;
- Materiais e recursos;
- Qualidade ambiental interna;
- Inovação e processos;
- Créditos de prioridade regional.
Cada categoria possui pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos.
– Certificado: 40 a 49 pontos
– Silver: 50 a 59 pontos
– Gold: 60 a 79 pontos
– Platinum: mais de 80 pontos
Existem ainda diferentes tipos de selos LEED, de acordo com o tipo do empreendimento:
- Novas construções: LEED para Projeto e Construção de Edifícios (LEED BD+C)
- Design de interiores: LEED para Design e Construção de Interiores (LEED ID+C)
- Edifícios existentes: LEED para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes (LEED O+M)
- Bairros: LEED para Desenvolvimento do Bairro (LEED ND)
Saiba mais em: Green Building Council Brasil
2) AQUA-HQE – Alta qualidade ambiental da edificação
Esta é uma certificação internacional desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. Trata-se da gestão total do projeto para obter a alta qualidade ambiental do empreendimento de construção.
O processo de certificação exige um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) que permite o planejamento, a operacionalização e o controle de todas as etapas de seu desenvolvimento. A avaliação da qualidade ambiental do edifício é realizada em três fases e analisa 14 categorias de preocupação ambiental:
- Sítio;
- Componentes;
- Canteiro de obras;
- Energia;
- Água;
- Resíduos;
- Conservação – Manutenção;
- Conforto higrotérmico;
- Conforto acústico;
- Conforto visual;
- Conforto olfativo;
- Qualidade dos espaços;
- Qualidade do ar;
- Qualidade da água.
Em cada uma dessas áreas, o projeto é classificado em três níveis:
– Base;
– Boas práticas;
– Melhores práticas.
Para obter o selo AQUA-HQE, o empreendimento precisa alcançar, no mínimo, o perfil de Melhores práticas em três categorias, o nível Boas práticas em quatro categorias e o perfil Base em sete áreas.
Saiba mais em: Fundação Vanzolini
3) Etiqueta PBE Edifica/Selo Procel Edificações
A etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa etiqueta estabelece uma classificação de A (mais eficiente) a E (menos eficiente) à eficiência energética dos edifícios.
A etiqueta PBE Edifica aponta o potencial de economia de energia daquela edificação na etapa de projeto ou na etapa da construção, possibilitando o conhecimento sobre o nível de eficiência energética da obra.
Já o Selo Procel Edificações, outorgado pela Eletrobras, tem o objetivo de premiar as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, classificações estas informadas através da Etiqueta PBE Edifica. O Selo Procel Edificações também é concedido tanto na etapa de projeto quanto na etapa de construção.
Saiba mais em: Procel
4) Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul é uma classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa Econômica Federal. O objetivo desta certificação é promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação, reconhecendo projetos que adotam soluções eficientes na construção, no uso, na ocupação e na manutenção dos edifícios.
O Selo Casa Azul possui 53 critérios de avaliação – 19 são obrigatórios – , distribuídos nas seguintes categorias:
- Qualidade urbana;
- Projeto e conforto;
- Eficiência energética;
- Conservação de recursos materiais;
- Gestão da água;
- Práticas sociais.
De acordo com a adequação do projeto em cada uma dessas categorias, o empreendimento será classificado em um dos três tipos de Selo Casa Azul:
– Bronze: que atende aos 19 itens obrigatórios;
– Prata: que atende aos 19 itens obrigatórios, mais seis opcionais;
– Ouro: que atende aos 19 itens obrigatórios, mais, pelo menos, 12 opcionais.
Saiba mais em: Caixa Econômica Federal
5) BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method
Esta é a certificação mais utilizada no mundo, com mais de 550 mil empreendimentos certificados em 77 países. Este método de avaliação ambiental foi desenvolvido pela BRE, organização que estuda e desenvolve pesquisas sobre edifícios, gerando padrões referenciais e melhores práticas para o setor.
O BREEAM mede o valor sustentável das edificações nas seguintes categorias:
- Energia;
- Saúde e bem-estar;
- Inovação;
- Uso da terra;
- Materiais;
- Gestão;
- Poluição;
- Transporte;
- Resíduos;
- Água.
Cada uma dessas categorias aborda questões como design de baixo impacto e redução de emissões de carbono; durabilidade e resiliência do design; adaptação às mudanças climáticas; valor ecológico e proteção da biodiversidade.
O atendimento aos requisitos propostos em cada área garante uma pontuação ao empreendimento que, ao final, irá definir o nível da certificação que ele receberá:
– Pass – no mínimo, 30 pontos
– Good – 45 a 54 pontos
– Very Good – 55 a 69 pontos
– Excellent – 70 a 84 pontos
– Outstanding – 85 pontos ou mais
Saiba mais em: BREEAM
Você acabou de conhecer alguns dos principais selos ecológicos aplicados na construção civil.
Outras certificações de sustentabilidade na construção civil que também incentivam e reconhecem a realização de práticas sustentáveis na gestão de empresas e no desenvolvimento de obras são:
- PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
- ABNT NBR ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade
- ABNT NBR ISO 14001 – Sistemas de gestão ambiental
- ABNT NBR 15575 – Normas de desempenho de edificações
Agora, queremos saber:
– Quais dessas certificações de sustentabilidade sua empresa já possui?
– E quais delas gostaria de obter, mas ainda não conseguiu?
– Quais são os principais desafios para conseguir esses selos em seus projetos?
Se você tiver alguma dúvida sobre como obter essas certificações de sustentabilidade em seus empreendimentos, por meio da excelência na gestão e nos processos de suas obras, nossos especialistas podem ajudá-lo! Entre em contato conosco e saiba mais.