fbpx
Construção feita em impressora 3D

3 exemplos sobre como a inovação está revolucionando a construção civil

A inovação está ligada à capacidade de enxergar novas possibilidades e se adaptar a mudanças. Em um mercado que se transforma a cada dia – e de forma cada vez mais rápida, essa habilidade passa a ser um fator fundamental para as empresas que desejam se manter relevantes no presente e no futuro. Mas como a inovação está revolucionando a construção civil?

A verdade é que o futuro já chegou para as empresas de engenharia e construção!

Basta observar o trabalho de máquinas que automatizam tarefas tradicionalmente humanas e o resultado gerado por materiais que aumentam a eficiência e a qualidade das estruturas para perceber isso.

Tudo isso merece nossa atenção. Por isso mesmo, apresentamos a seguir três inovações que têm grande potencial de impactar nosso mercado de forma significativa, alterando processos tradicionais e estruturas organizacionais. Acompanhe!

1 – Robô que realiza demolições sustentáveis

engenharia e construção
Imagem: Archello

Segundo o estudo Shaping the Future of Construction, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial, apenas 30% dos restos de materiais vindos de demolições são reciclados ou reutilizados atualmente. Pois é, toneladas de materiais que poderiam ser reaproveitados estão sendo desperdiçadas!

E esse é apenas um dos problemas causados por processos de demolição tradicionais. Destaca-se, também, o desperdício da água utilizada para prever poluição de poeira – causada durante o desmoronamento das construções.

O ERO: Concrete Recycling Robot foi criado justamente para resolver essas questões.

Utilizando jatos de água de alta pressão, o ERO (abreviação de “erosão”) decompõe o concreto, separa e limpa os diferentes resíduos. Depois, o sistema embala e categoriza os materiais para serem encaminhados para a reciclagem ou reutilização.

Além de contribuir para o melhor reaproveitamento dos resíduos de demolições, este robô ainda recicla a água utilizada no processo, evitando o desperdício desse valioso recurso natural. Ah, e ele também ajuda a mitigar os riscos relacionados à segurança do trabalho que são tão comuns em processos comuns de demolições! Que tal?

Assista ao vídeo abaixo e entenda como o ERO funciona!

https://youtu.be/VmCsPryruE8

2 – Concreto autorreparador

como a inovação está revolucionando a construção civil
Imagem: Delft University of Technology

Imagine construir um prédio com um material capaz de se autorreparar cada vez que algum dano como trinca ou rachadura ocorrer na estrutura do concreto. Parece coisa de ficção científica, mas essa é uma inovação da vida real!

No artigo sobre o futuro da engenharia e da construção, apontamos que projetos de infraestrutura passarão a utilizar novos tipos de materiais que interagem com o ambiente em que estão. O concreto autorreparador, chamado Bio Concrete, é um exemplo nesse sentido.

Pequenas rachaduras em concretos podem aumentar de tamanho com o tempo, causando problemas de estabilidade e segurança na estrutura. Para resolver esse problema, o Bio Concrete possui bactérias que agem na reparação do cimento. O vídeo abaixo traz mais informações. Assista!

3 – Construção feita em impressora 3D

Imagem: Icon

Uma casa de 35 metros quadrados, erguida sem tijolo, água, cimento, madeira ou ação humana, em 48 horas, e que custa muito menos do que uma casa convencional. Parece impossível? Não se você utilizar uma impressora 3D!

Essa inovação é a união de duas tendências tecnológicas importantes no setor de engenharia e construção: a automação e a utilização de novos materiais.

Em uma impressora 3D “normal”, os objetos são construídos layer a layer, com a máquina liberando uma camada de plásticos por vez até formar a estrutura completa. Utilizando essa mesma lógica, a Vulcan Printer, desenvolvida pela Icon, empresa de tecnologia em construção, libera um material super-resistente (semelhante à argamassa convencional), que se torna rígido conforme vai formando as paredes.

O projeto foi desenvolvido pela Icon e pela New Story, organização não governamental que constrói casas em regiões carentes e subdesenvolvidas. O plano é transformar esse modelo de construção replicável e diminuir ainda mais os custos.

Dê o play no vídeo abaixo e veja uma casa sendo construída pela Vulcan Printer.

Aprenda mais:

O que são construtechs e como elas devem impactar o mercado de engenharia e construção

Em sua opinião: como a inovação está revolucionando a construção civil?

Você já conhecia essas inovações? Quais são as tecnologias que você acredita que mais irão impactar o mercado de engenharia e construção nos próximos anos? Deixe um comentário com sua opinião.

E conte conosco para ajudá-lo a entender como alinhar a gestão da sua empresa com as mudanças do mercado! Nossa missão é ser a sua ponte para obras mais eficientes e lucrativas!

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.